19/03/2024 às 07h28min - Atualizada em 19/03/2024 às 12h49min

Por que o Japão esperou uma semana para revelar a morte de Akira Toriyama?

Descubra por que as mortes de figuras públicas no Japão são anunciadas apenas uma semana depois, como ocorreu com o falecimento do mangaká.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/por-que-o-japao-esperou-uma-semana-para-revelar-a-morte-de-akira-toriyama/


No dia 7 deste mês, fãs de todo o mundo foram surpreendidos com a notícia da morte de Akira Toriyama, criador do icônico ‘Dragon Ball’. O artista de mangás faleceu de uma condição cerebral aos 68 anos.

Porém, o que pode ser ainda mais surpreendente para alguns é que, no Japão, as mortes de figuras públicas muitas vezes só são anunciadas uma semana após o ocorrido. Entenda aqui os motivos por trás disso.

Cultura e percepção da morte no Japão

Apesar do anúncio no dia 7, na verdade, Akira Toriyama faleceu no dia 1º – Imagem: JIJI Press/AFP/Reprodução

O Japão é uma nação profundamente enraizada em tradições religiosas e culturais, que moldam não apenas a vida cotidiana, mas também como a morte é percebida e tratada.

Quando uma figura pública como Akira Toriyama falece, o anúncio de seu falecimento não é feito imediatamente.

Em vez disso, as famílias e aqueles próximos do falecido têm um período para lamentar em privacidade, realizar rituais funerários e honrar a memória da pessoa que se foi, sem a interferência do público ou da mídia.

Esse tempo de luto privado pode durar até uma semana antes que a notícia seja compartilhada com o público em geral.

Embora pareça estranho para nós, mais acostumados com a cultura ocidental que anuncia as mortes de figuras públicas imediatamente, esse atraso é uma tradição que reflete os valores em relação ao respeito à morte.

O legado de ‘Dragon Ball’ e Akira Toriyama

Goku, uma criação de Akira Toriyama – Imagem: Toei Animation/Reprodução

Toriyama era a mente por trás da fantástica franquia de artes marciais que apresentava Son Goku, um menino do espaço com força sobre-humana e um rabo de macaco, em uma busca das sete Esferas do Dragão.

Desde 1984, ‘Dragon Ball’ permanece como um dos maiores sucessos globais do Japão, cativando os corações de muitos adolescentes e adultos amantes de mangá.

O post Por que o Japão esperou uma semana para revelar a morte de Akira Toriyama? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/por-que-o-japao-esperou-uma-semana-para-revelar-a-morte-de-akira-toriyama/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp