19/03/2024 às 19h57min - Atualizada em 20/03/2024 às 13h17min

Após 5 indicações ao Oscar, 'Os Rejeitados' é acusado de plágio

Cineasta responsável pela trama teria tido acesso ao roteiro copiado em 2013.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/apos-5-indicacoes-ao-oscar-os-rejeitados-e-acusado-de-plagio/


Todo mundo sabe que os filmes indicados ao Oscar representam o suprassumo do cinema mundial. Mas e se dissermos que a Academia pode ter cometido o ato falho de indicar um filme cujo roteiro é um plágio? É exatamente isso que supostamente está acontecendo.

Simon Stephenson, conhecido por seu trabalho em filmes como ‘Luca’ e ‘As Aventuras de Paddington 2’, colocou em xeque a originalidade em relação ao filme ‘Os Rejeitados’.

Chama a atenção o fato de o filme ter sido indicado em cinco categorias diferentes do Oscar.

As informações são da Variety e apontam que Stephenson acionou o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, na sigla em inglês) para fazer uma queixa sobre o filme, acusando o cineasta Alexander Payne de plágio.

Stephenson fez contato via e-mail e mencionou seu próprio roteiro, ‘Frisco’. O projeto aborda o drama de um médico infantil de meia-idade, desencantado com o mundo, e de um paciente de 15 anos pelo qual ele se vê responsável.

Por outro lado, ‘=‘, escrito por David Hemingson, conta uma história que envolve um professor de internato de meia-idade, desiludido com a vida, e seu aluno de 15 anos pelo qual se encontra encarregado.

Cena do filme ‘Os Rejeitados’ que, mesmo indicado ao Oscar, é acusado de plágio – Foto: Reprodução

Detalhes da acusação

Em 2013, ‘Frisco’ conquistou grande popularidade em Hollywood, alcançando a terceira posição na Black List, uma pesquisa anual que destaca os melhores roteiros ainda não produzidos em Hollywood, idealizada por Franklin Leonard.

Na denúncia, Stephenson confirma que Payne teve acesso ao roteiro de ‘Frisco’ em 2013 e, novamente, no final de 2019, pouco antes do cineasta abordar Hemingson para colaborar em um projeto.

A Variety informa que essa alegação está confirmada, pois existem e-mails trocados entre várias agências e produtores de Hollywood que confirmam o fato.

Em 28 de agosto de 2013, o fundador da Verve, Bryan Besser, enviou um e-mail para diversas pessoas, incluindo Stephenson, que dizia:

“Atualização rápida: demos ‘FRISCO’ ao parceiro de produção de Alexander Payne, Jim Burke, a quem levamos para almoçar ontem. Nossa opinião é que, em um mundo ideal, esta é a melhor maneira de entrar no Searchlight.”

Após uma primeira tentativa sem sucesso de apelar para o WGA, Stephenson enviou um novo e-mail ao conselho em fevereiro deste ano, no qual alegou que:

“História, personagens, estrutura, cenas, diálogo de ‘Os Rejeitados’ são iguais aos de ‘Frisco’. Muitas das cenas mais importantes estão efetivamente inalteradas e até estão visivelmente idênticas no layout da página.”

De acordo com Stephenson, um dos poucos elementos verdadeiramente originais em ‘Os Rejeitados’ seria, ironicamente, o momento em que o personagem de Giamatti narra a história de uma figura influente que escapou de acusações de plágio devido às suas conexões no corpo docente.

Até agora, Payne e Hemingson não se pronunciaram a respeito. Stephenson, apesar de confirmar a autenticidade dos e-mails, preferiu não fornecer mais detalhes ou comentários adicionais.

O post Após 5 indicações ao Oscar, 'Os Rejeitados' é acusado de plágio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/apos-5-indicacoes-ao-oscar-os-rejeitados-e-acusado-de-plagio/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp