08/01/2024 às 23h30min - Atualizada em 10/01/2024 às 00h00min

Qualidade de vida, clima e idioma: os fatores que levam tantos brasileiros a Portugal

Mais de 400 mil pessoas já trocaram o Brasil pelo país europeu 

Jéssica Oliveira
westend61/Envato Elements


Ao longo dos últimos anos, Portugal tem oferecido uma série de facilidades para atrair estrangeiros e tem conseguido, especialmente brasileiros. Hoje há pelo menos 400 mil no território português, além de milhares aguardando o processo de imigração. Mas, afinal, o que tem atraído essa demanda crescente ao país?

Além de vistos especiais criados em 2022, como o de nômade digital e o de procura de trabalho, o país tem uma série de vantagens para países membros da Comunidade de Países Membros da Língua Portuguesa (CPLP). Esses benefícios vêm se intensificando principalmente esse ano, com relações melhores entre os governos de Brasil e Portugal. O bloco inclui ainda Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

Marcelo Rubin Goldschmidt, advogado e sócio-fundador do Clube do Passaporte, explica que essas vantagens do CPLP costumam ser confundidas com o visto para procura de trabalho, mas este não é um visto propriamente dito. “Cidadãos nascidos em países da CPLP têm benefícios mútuos.  A maioria dos vistos pedidos requer comprovação de sustento e hospedagem pelo período solicitado. Partindo da nossa realidade, cidadãos de países-membros da CPLP não precisam apresentar esses documentos caso tenham uma carta-convite de alguma pessoa residente legalmente em Portugal. Um brasileiro que reside legalmente em Portugal pode subscrever afirmando que a pessoa vai se hospedar na casa dele, por exemplo.”

Além da maior abertura portuguesa, há motivos especiais que atraem cada vez mais brasileiros, e três chamam mais atenção: qualidade de vida, clima e idioma. 

Marcelo explica que um dos principais atrativos para não apenas brasileiros, mas demais estrangeiros que buscam Portugal, seria a busca pela qualidade de vida e de serviços como transporte, saúde, segurança e educação. 

“Portugal está sempre listado entre os 10 países mais seguros do mundo e entre os mais seguros da Europa. É um país muito tranquilo, isso acaba sendo um fator muito preponderante, especialmente para nós brasileiros, residentes em um país no qual a segurança pública é uma das principais pautas insatisfação”, comenta.

Outro fator de destaque é o clima. Ao analisar os países no Hemisfério Norte, geralmente o clima é uma barreira, especialmente para brasileiros, mais acostumados com o clima tropical. Mas Portugal, dentre todos os países da Europa, é dos que tem um dos climas mais amenos, com invernos não tão rigorosos, além de ter muitas praias.

“E, claro, que tem o idioma. Talvez dos países considerados desenvolvidos, especialmente na União Europeia, Oceania ou da Ásia, ou considerando Estados Unidos e Canadá, Portugal é o único que tem o mesmo idioma que o nosso. Não existe essa barreira, da necessidade do aprendizado”, comenta.

Além desses principais fatores, Marcelo ressalta outros atrativos como o fato de ser um país muito bonito, com uma história muito grande, belezas naturais e arquitetônicas, por exemplo.  

Apesar dos pontos positivos, o profissional observa que é necessário ser crítico e não achar que é o paraíso para estrangeiros. Por isso, ele aconselha pesquisar muito bem antes de qualquer mudança, planejar com calma e entender tudo que for possível sobre o país. “É preciso estar preparado para entender que Portugal não está imune a problemas ou defeitos. O país está passando por uma crise política, tem tido casos de xenofobia e problemas de habitação, entre outras diversas questões que implicam em uma análise cuidadosa e em um bom planejamento antes da mudança”, orienta.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp