20/03/2024 às 13h04min - Atualizada em 21/03/2024 às 08h09min

Jovens e adultos podem concluir os estudos pelo ‘EAD’ da Educação de SP

Nos Centros de Educação de Jovens e Adultos a grade é flexível e a presença não é obrigatória; em todo estado há 40 centros disponíveis

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/jovens-e-adultos-podem-concluir-os-estudos-pelo-ead-da-educacao-de-sp/


Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada podem concluir os estudos por meio dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, os CEEJAs da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Nessa modalidade, a carga horária é flexível e o aluno não é obrigado a frequentar a escola todos os dias, podendo comparecer na unidade sempre que sentir necessidade para tirar dúvidas com os professores.

O CEEJA possibilita que a pessoa termine a educação básica, mesmo tendo pouca disponibilidade. É o caso de Renata Aparecida de Almeida Flauzino, de 49 anos. Mãe de 6 filhos, sendo duas gestações de gêmeos, ela concluiu o Ensino Médio em 2023 no centro da cidade de Lins, no interior do estado, com o objetivo de realizar o sonho de estudar pedagogia. “Foi bem rapidinho, as professoras me ajudaram bastante e o pessoal foi muito compreensível. Às vezes a gente fala: ‘Ah, mas eu trabalho, não dou conta’. Mas a gente tem que se esforçar um pouquinho”, afirma.

Para se matricular no CEEJA, qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode realizar a inscrição presencialmente em um dos centros, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. Ainda é possível apresentar documento de próprio punho informando o endereço e comprovante de escolaridade, em caso de ausência do histórico escolar.

Nos Centros, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Em todo o estado, há 40 CEEJAs. A lista das unidades está disponível no portal da Secretaria da Educação, em educacao.sp.gov.br

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Jovens e adultos podem concluir os estudos pelo ‘EAD’ da Educação de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp