21/03/2024 às 09h02min - Atualizada em 21/03/2024 às 15h30min

TikTok BANIDO dos EUA: EUA avança contra app chinês com apoio de Biden

Apoiada por Biden, a medida visa eliminar preocupações com a segurança de dados dos americanos e evidencia a tensão entre EUA e China.

Multiverso Notícias
https://multiversonoticias.com.br/tiktok-banido-dos-eua-eua-avanca-contra-app-chines-com-apoio-de-biden/


1

1

A proibição do aplicativo TikTok, proposta em 2020 pelo então presidente americano Donald Trump, recebeu aprovação do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados dos EUA.

A medida acontece em mais um ano eleitoral no país, propondo que o aplicativo chinês seja vendido a uma empresa americana sob pena de ser banido.

Pressão política sobre o TikTok

Desvendando a polêmica do TikTok nos Estados Unidos: motivos e implicações – Imagem: Reprodução

O aplicativo é propriedade da empresa chinesa ByteDance e tem até 180 dias para cumprir a exigência, conforme o projeto de lei aprovado no dia 7 de março.

Além disso, o documento elaborado pelos legisladores americanos prevê a venda de qualquer empresa controlada por um adversário estrangeiro, o texto tem apoio declarado do presidente Biden.

Negociações tensas e disputa de mercados

Ameaças à segurança e à democracia são as justificativas usadas por defensores da proibição do TikTok no país.

Entre os que endossam tal visão, estão os deputados Mike Gallagher e Raja Krishnamoorthi, que alegam que o aplicativo pode servir como uma ferramenta de influência e espionagem chinesa nos EUA.

Enquanto isso, o ex-presidente Trump se opõe à proibição ao argumentar que isso apenas fortaleceria o Facebook, arqui-inimigo de Trump.

Rivalidade entre países e questões de segurança

As afirmações em relação à segurança vêm em um momento em que o governo americano visa garantir a proteção de dados pessoais de seus cidadãos.

Para tal, restringe a transferência dessas informações para países considerados ameaças, como China, Rússia, entre outros.

Biden já havia proibido o uso do TikTok por funcionários do governo. Paralelamente, Trump considera o aplicativo uma ameaça à segurança nacional, mas acredita que a proibição seria contraproducente.

Lobby político favorável e contrário à proibição

O lobby político também tem entrado em jogo nessa discussão. Kellyanne Conway, ex-assessora de Trump, tem feito lobby em defesa do TikTok, ao ser paga para tal pelo Club for Growth.

Outros republicanos, entretanto, apoiam a proibição, como o ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, que considerou a rede social uma espécie de “droga digital”.

O futuro do TikTok nos EUA

Diante de tão acaloradas discussões políticas e com a crescente tensão das relações entre os EUA e a China, o destino do TikTok nos EUA pode sofrer grandes mudanças.

Com milhões de usuários no país, a possível proibição pode gerar significativos impactos na indústria de tecnologia e de redes sociais, bem como no equilíbrio de poder entre as empresas do setor.

O post TikTok BANIDO dos EUA: EUA avança contra app chinês com apoio de Biden apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.



Fonte: https://multiversonoticias.com.br/tiktok-banido-dos-eua-eua-avanca-contra-app-chines-com-apoio-de-biden/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp