09/01/2024 às 10h22min - Atualizada em 10/01/2024 às 14h10min

O que fazer em caso de briga entre sócios?

Fatos são comuns em organizações empresariais

David Roberto Florim
Freepik


Por Ana Franco Toledo - advogada

As brigas entre sócios podem surgir devido a uma variedade de razões, como divergências estratégicas, disputas financeiras, diferenças de opinião ou até mesmo problemas de personalidade. Independentemente da causa, esses conflitos podem ter um impacto significativo nas operações e no sucesso da empresa.

O ideal é prevenir o desentendimento, por meio da negociação clara, objetiva e dentro das normas legais, sempre intermediada por um profissional do direito especialista em direito societário e com visão de negócios.

Mas e quando o conflito já se instalou? O que fazer para minimizar os danos e atingir um entendimento entre as partes?

O primeiro passo é reconhecer que as partes não estão conseguindo se acertar e buscar profissionais que compreendam as nuances legais e possam fornecer orientação precisa, ajudando os sócios a entender seus direitos, deveres e opções de resolução de conflitos, de preferência, sem radicalizar e partir para uma disputa logo de cara.

Acaso uma mediação e negociação sejam possíveis, é essencial registrar o acordo por meio dos instrumentos jurídicos necessários, que reflitam as condições negociadas e que respeitem a legislação vigente, pois, caso surjam novas dúvidas e disputas com relação ao acordo, este será de fácil compreensão por parte do juiz ou árbitro que o analisará.

Se a disputa judicial for inevitável, a experiência do advogado em litígios empresariais é crucial para defender os direitos dos sócios da melhor maneira possível.

Brigas entre sócios podem ser prejudiciais tanto para as partes envolvidas quanto para a empresa em si. A contratação de um advogado especialista em questões empresariais e a adoção de regras escritas claras e em conformidade com a legislação são medidas essenciais para prevenir e solucionar esses conflitos. Com a devida assistência jurídica e uma base legal sólida, os sócios podem proteger seus interesses, preservar a saúde da empresa e buscar soluções eficientes e justas para suas disputas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp