10/01/2024 às 13h52min - Atualizada em 10/01/2024 às 22h02min

Fundação do Livro e Leitura abre agenda 2024 de atividades culturais com contação de história

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação


A programação cultural gratuita de 2024 da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto começa no dia 11 de janeiro. Crianças a partir de cinco anos - e sem limite máximo de idade -, estão convidadas a conhecer um pouco mais sobre contos de origem africana na contação “A moça que pegou a serpente”, com a artista Aline Neli. A atividade, que abre a agenda 2024 da entidade, acontece nesta quinta-feira, às 14h30, na Biblioteca das Artes Lucília Junqueira de Almeida Prado, na sede da instituição (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). O acesso é aberto e gratuito.

Narrado pela pedagoga e multiartista Aline Neli, o conto, original de Chade, um dos países da África, transcrito pelo autor francês Yves Pinguilly - que viaja e pesquisa sobre o continente africano há mais de 25 anos -, apresenta a história de uma mulher negra muito forte e insubordinada aos costumes de sua região. Durante a contação, Aline Neli trabalhará vários elementos da cultura negra brasileira e africana, mesclando músicas e brincadeiras.

Cinema em alta
No projeto Cine Fórum, o ano de 2024 começa com mensagem de amor e gratidão na exibição de “Nick & Gino (Dominick & Eugene)”, produção de 1988, considerada uma obra-prima esquecida. A sessão, aberta ao público, será mo próximo sábado (13/01), às 18h, também na sede Fundação do Livro e Leitura. Na história, Nick e Gino são gêmeos que vivem sozinhos em meio a desafiadora rotina que envolve um irmão estudante de Medicina e outro com deficiência intelectual.

“O filme mostra o que é uma relação de amor entre família, mesmo sendo tão difícil, complicada e árdua a batalha cotidiana, provando que, a cada dia e a cada segundo, cada ato conta para mostrar o quanto se ama o outro”, comenta o cineasta Marcos de Castro, que coordena o Cine Fórum junto com o irmão, André (Gêmeos do Cinema). Segundo ele, o filme mostra uma dedicação, amor e ajuda mútua dos personagens que experimentam a dificuldade de algumas escolhas que a vida coloca e o entendimento de que aceitar o destino também é um ato de amor.

Além do mote da história, Marcos de Castro destaca a qualidade do elenco. “Nick & Gino é uma obra prima. Cada cena parece um curta metragem diferente, sendo o mesmo filme, com total coerência. É um espetáculo de roteiro e de cinema. A produção é centrada em três grandes atores, com coadjuvantes de peso. Além do extraordinário Tom Hulce, ator de teatro e de raríssimas aparições na tela grande, tem a sempre brilhante Jamie Lee Curtis, que é a personagem vista como intrusa por Nick na relação com o irmão, quando ela começa a namorar Gino”, explica. O ator Ray Liotta completa o trio central da trama.

O cineasta reforça que, para 2024, o foco da programação do Cine Fórum será o resgate de filmes bons que caíram no ostracismo. “Vamos desenterrar obras cults, independentes ou alternativas que se perderam na época do VHS e DVD e não se encontra em nenhuma plataforma de streaming ou no YouTube”, avisa. Para os irmãos gêmeos, a parte mais importante do projeto é o público. “Somos os mediadores, mas o convidado especial é o público, que faz o debate acontecer. Estamos muito felizes com o sucesso do projeto”. Além do bate-papo após a exibição, a plateia participa do sorteio de dois jantares no restaurante Nativas Grill, apoiador do Cine Fórum.

Literatura
O Clube do Livro também está de volta e o primeiro encontro do ano debate o livro “Persuasão”, obra póstuma da escritora britânica Jane Austen. A atividade será dia 27 (sábado), às 16h, pelas plataformas Zoom e YT. A mediação é da biblioteconomista Gabriela Pedrão. 

Publicado em 1818, o romance foi o último livro completo escrito por Austen e a história estabelece relação com “Northanger Abbey”, outro título da autora. A protagonista de “Persuasão” é Anne Elliot, uma mulher não tão jovem que carrega um amor de anos pelo inteligente e ambicioso Frederick Wentworth, mas é impedida pela família de se casar com ele por ser um homem pobre. No desenrolar da história há o reencontro de Anne e Frederick e vários desdobramentos que costuram a narrativa singular de Jane Austen.

A escrita do romance aconteceu durante a enfermidade que levou a autora à morte. Porém, mesmo diante da doença, o texto é bastante original e visto como marcador de um tempo de mudanças nas raízes sociais na Inglaterra e um presente para todas as mulheres que tinham perdido suas chances na vida e nunca desistiram de uma segunda primavera.

Sarau
Fechando o mês, também no dia 27 de janeiro, às 19h, o Sarau Odilon leva o tema “Valorização da Literatura Ribeirãopretana” para o Centro Cultural Quintino (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II). Esta é a segunda edição do Sarau, que busca exaltar a cultura africana por meio de rodas de poema e de conversa, apresentações artísticas, exposição de obras de arte e música. Além de levar cultura e arte para uma região deslocada do centro da cidade, o evento homenageia Odilon Ramos de Oliveira, homem negro que viveu em Ribeirão Preto após o fim da escravidão e, contrariando expectativas, foi dentista e professor universitário, deixando um importante legado de resistência, tanto para sua família como para a população negra. O Sarau terá participação de Odete, Mari Ester, Barbosa, D. Santos e Natasha Vidal. O acesso é gratuito.


“Estamos felizes em abrir mais um ano de trabalho da Fundação do Livro e Leitura com atividades tão especiais, que envolvem públicos de todas as idades e de diferentes regiões da cidade e até do País, através de encontros on-line”, destaca Dulce Neves, presidente da entidade. Segundo ela, o foco para 2024 é movimentar ainda mais a agenda cultural gratuita da Fundação. “Queremos levar a população para conhecer e interagir com nosso espaço da Fundação e também para outros ambientes externos, aproximando a literatura e a arte de maneira geral da comunidade”, conclui.

SERVIÇO
Agenda cultural do mês de janeiro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Contação de História
“A moça que pegou a serpente”, com Aline Neli
Data e horário: 11/01 (quinta) | 14h30
Local: Biblioteca das Artes Lucília Junqueira de Almeida Prado, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
Exibição do filme “Nick & Gino (Dominick & Eugene)” (1988)
Data e horário: 13/01 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
Debate sobre a obra “Persuasão”, de Jane Austen
Data e horário: 27/01 (sábado) | 16h
Encontro on-line: plataforma Zoom e YT (https://us02web.zoom.us/j/82300904628)
Aberto e gratuito

Sarau Odilon
Com Odete, Mari Ester, Barbosa, D. Santos e Natasha Vidal
Data e horário: 27/01 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino 2 (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci 2)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp