10/01/2024 às 09h56min - Atualizada em 10/01/2024 às 22h04min

Museu de Arte de Rua (MAR) celebra a diversidade cultural e feminina nas ruas de São Paulo com três renomadas artistas de graffiti

O projeto busca o fortalecimento e reconhecimento da pluralidade das ações de Arte Urbana

Tatyanna Hayne
TH Comunicação
Divulgação


O Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio de edital da Secretaria de Cultura, que fortalece a arte feminina urbana, começa 2024 com força nas ruas de São Paulo, numa contextualização artística única. Nesta edição, os projetos de intervenções de arte urbana foram contemplados em nove temas diferentes - Infância e Juventude, LGBTQIAP+, Maturidade, Meio Ambiente, Mulheres, Negritude, Povos Indígenas, Trabalhadores e Tema Livre - e se enquadram em cinco categorias distintas características da Arte Urbana (graffiti, estêncil, cartazes, lambe-lambe e fotografias instaladas em paredes). 

 

O projeto, criado em 2017, busca o fortalecimento e reconhecimento da pluralidade das ações de Arte Urbana. Nesta edição, a iniciativa buscou tornar o processo mais inclusivo e plural, aprimorando a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliando seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo com obras espalhadas pelas cinco macrorregiões da cidade, transformando a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto, interferindo na paisagem da população da maior metrópole da América Latina. A capital paulistana está sendo ocupada por três talentosas artistas, que já disponibilizaram suas intervenções nas ruas da cidade, transformando espaços urbanos em verdadeiras galerias ao ar livre.

 

Na edição de 2023, entram na lista de selecionadas deste projeto inovador, as artistas Tikka Meszaros, Georgia Cardoso e Bru Yeah com apoio da LB Cultura Circular e Magnólia Produções. “ Estamos felizes de experienciar o edital MAR, ocupando territórios com arte urbana a céu aberto na cidade de SP,   potencializando o trabalho de mulheres no universo das artes visuais, reverberando  pautas representativas como a cultura indígena, maternidade, meio ambiente e maturidade, além da promoção do grafite em bairros de periferia. Acreditamos no poder da arte como ferramenta de transformação, geração de valor e renda, Iniciativas como a do MAR trazem possibilidades de novas narrativas, sobretudo para as mulheres do grafite. Somos gratos. Axé!”, conta Lídice Berman, da LB Cultura Circular. 

Cada uma delas levou sua visão única e estilo excepcional para embelezar a paisagem urbana de São Paulo. Veja: 

Tikka Meszaros

Obra: Rainhas de Copa

Local: Rua Brigadeiro Xavier de Brito, 335 - Sítio do Morro

Tamanho: 35m x 3,10m

Tikka Meszaros, conhecida por sua habilidade em mesclar elementos de fantasia com a realidade, grafitou o tema "Rainha de Copas". Sua arte trouxe uma perspectiva única e envolvente às ruas da cidade.

Georgia Cardoso

Obra: Pajelança Onírica

Local: Rua Samaritá, 1040 - Jd. das Laranjeiras

Tamanho: 21m x 5m

Georgia Cardoso, reconhecida por sua capacidade de criar narrativas visuais fascinantes, levou sua interpretação única para as ruas com o tema "Pajelança Onírica". Sua arte promete despertar a imaginação e a contemplação.

Bru Yeah

Obra: Mulher dá samba - as tias baianas

Local: Rua Samaritá, 1040 - Jd. das Laranjeiras

Tamanho: 35m x 3,10m

Bru Yeah, uma artista que celebra a rica cultura brasileira, desenhou a "Mulher dá Samba - As Tias Baianas". Sua obra colorida e vibrante homenageia a influência das tias baianas na história do samba, destacando a força e a alegria dessas mulheres.

Essas artistas estiveram na escola de samba Unidos do Peruche e no CCA Santo Expedito, de 18 a 22 de dezembro, dando vida aos muros desses espaços com suas criações inspiradoras. O Museu de Arte de Rua (MAR) convida todos os amantes da arte e curiosos a explorarem as obras dessas talentosas mulheres, que, por meio do graffiti, redefinem o conceito de galeria de arte e democratizam a apreciação artística. “As obras criadas pela Tikka, Geo Cardoso e Bru Yeah promovem (re)descobrimento e conexão com as origens do samba, com a representação feminina e da natureza de uma forma acessível - acredito que a arte urbana traz essa visibilidade e democratiza esse caminho da gente também se reconhecer culturalmente nessas narrativas criadas assim nas ruas, a céu aberto para todos”, conta Priscila Oliveira, diretora Magnólia Produções.

 

Sobre a LB Cultura Circular 

A LB Cultura Circular tem no seu histórico nesses mais de 10 anos de atuação, a realização de centenas de projetos culturais, pautados na criatividade e na sustentabilidade, com atuação nas cidades de São Paulo, Recife e Bahia. Conectadas com a agenda 2030 da ONU, as ações de impacto da LB estão focadas na ocupação e transformação de territórios criativos e sustentáveis, na construção de redes colaborativas e na curadoria de projetos criativos, que contemplam diversas linguagens artísticas, promovendo educação através da arte e impulsionando a economia criativa, gerando negócios, conexões e novas perspectivas.

 

Sobre a Magnólia Produções 

A Magnólia Produções atua desde 2014 na criação de soluções culturais que tenham um impacto significativo em nossa sociedade, utilizando a arte e a criatividade como ferramentas e oportunidades para desenvolvimento, ampliação de horizontes e construção de um novo futuro. Pautadas nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as ações da empresa promovem um futuro com cultura de forma criativa e colaborativa por meio de eventos, exposições e publicações editoriais para a criação de um ecossistema cultural vibrante capaz de impactar positivamente a vida das pessoas e comunidades. ”Buscamos estabelecer parcerias sólidas e duradouras com outros agentes culturais, organizações e empresas que compartilhem nossos valores e visão de mundo. Juntos, potencializamos a nossa cultura para transformações positivas e construção coletiva como caminhos para um futuro mais sustentável e igualitário” indica a diretora executiva, Priscila Oliveira. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp