10/01/2024 às 16h47min - Atualizada em 10/01/2024 às 22h07min

7 em cada 10 empresas criadas em setembro eram Microempreendedores Individuais, aponta Serasa Experian

• Setor de Serviços foi o preferido dos novos empreendedores; • São Paulo registrou o maior número de aberturas

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação


São Paulo, 27 de dezembro de 2023 – Durante o mês de setembro, o país registrou 306.453 novas empresas, representando queda de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 74,4% (228.042) eram Microempreendedores Individuais, como mostra o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. 

“Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, declara Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. 

Veja, nos gráficos a seguir, a evolução mês a mês e o recorte por natureza jurídica:

Serviços: setor como protagonista nacional
 
Com uma menor barreira de entrada e inúmeras possibilidades de atuação, “Serviços” é o principal segmento escolhido pelos empreendedores, representando 71,3% dos CNPJs inaugurados em setembro. Em seguida estavam “Comércio”, “Indústria” e “Demais”. Confira os números abaixo:

São Paulo inaugurou mais de 90 mil empresas em setembro
 
Ainda segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, em setembro, São Paulo foi a Unidade Federativa (UF) com a maior quantidade de novos empreendimentos registrados, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os estados do Acre, Amapá e Roraima marcaram com os menores índices. Confira o detalhamento completo por UF no gráfico a seguir:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
 
Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios 
 
Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!
 
Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.


Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
 
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
 
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalcomq.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp