Algumas estratégias impactam de tal forma que levam as pessoas a fazerem coisas, muitas vezes, de modo inconsciente.
Faz parte da nossa natureza ficar intrigado com algo e corresponder a isso de forma imediata. Esse tipo de técnica é utilizada em diferentes setores, como no marketing e nas vendas.
Nos supermercados, por exemplo, há alguns segredos comerciais adotados para influenciar as compras e decisões dos clientes. Muita gente não sabe disso, mas você saberá agora. Confira!
Fique de olho nas armadilhas de consumo dos supermercados – Foto: Reprodução
Ir ao supermercado é algo que faz parte da nossa rotina. Para muitos, é uma atividade quase terapêutica, enquanto para outros é um verdadeiro martírio ficar passeando por entre as gôndolas e enchendo o carrinho.
É nesse vai e vem que os consumidores deixam de perceber alguns segredos adotados pelos supermercados para influenciar a decisão de compra. Eles são guardados a sete chaves.
Os itens com preço mais alto, geralmente, ficam em posição de destaque nas prateleiras ou nos mostruários entre os corredores dos supermercados. A ideia é torná-los mais visíveis aos clientes.
Você, certamente, já deve ter encontrado algum resquício de poeira nas gôndolas do supermercado.
Essa é uma questão que os estabelecimentos tentam evitar ao máximo, mas ela acaba acontecendo.
Em hipermercados, por exemplo, maiores e com fluxo intenso de clientes, os funcionários adotam estratégias para esconder a sujeira.
A ordem, por mais difícil que seja de cumprir, é garantir a higiene a olho nu, pois do contrário corre-se o risco de perder a venda.
Clientes tendem a ficar de olho nas promoções, pois elas são vistas como oportunidades para gastar menos.
Um aspecto recorrente, no entanto, precisa ser considerado: é muito comum encontrar promoções que escondem algum segredo ou até enganosas.
Fora isso, na contramão dessa tendência, há que podem ser criadas promoções fictícias, com ofertas nada vantajosas, para fazer com que os clientes busquem mais produtos. Nesse caso, produtos que estão com preço cheio e fora da oferta.
Outra estratégia visível dos supermercados consiste em colocar doces e balas perto dos caixas.
É uma forma de instigar o cliente enquanto ele aguarda para ser atendido e faz o pagamento da compra. Quase sempre, as pessoas adicionam um docinho a mais no carrinho.
A lógica de consumo é definida por atributos psicológicos. As pessoas são levadas a comprar conforme são impactadas pelo ambiente. Sabendo disso, supermercados adotam várias estratégias para influenciar.
Não raro, fica perceptível como produtos mais baratos são colocados em locais de pouco destaque ou longe do alcance dos clientes, enquanto os mais caros ficam em posições estratégicas e em abundância nas prateleiras.
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